Carnaval de Salvador

(foto:INTERNET)

O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta. Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, onde o carnal, o lúdico e o físico se misturam com a emoção e a ginga dos baianos que conseguem renovar a folia a cada ano.
O som eletrizante do trio é a deixa para que nos três circuitos – Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico) – tenha uma verdadeira explosão de alegria. Os blocos afro, com seus tambores e o som orientalizado dos afoxés, são um contraponto para essa festa plural, por ser rica de ritmos, estilos e manifestações artísticas e, ao mesmo tempo, singular, por ser única.
O Carnaval de Salvador atrai multidões. São mais de 2 milhões de foliões baianos e turistas e cerca de 231 entidades (29 afoxés, 65 afros, 14 alternativos, 39 blocos de trio, sete percussão/sopro, quatro especiais, quatro de índios, sete infantis, 19 de percussão, 33 de samba e 10 de travestidos) cadastradas na Empresa Salvador Turismo (Saltur) que organiza a festa.
A Cidade do Carnaval ocupa uma área de 25 quilômetros de avenidas, ruas e praças de Salvador, abrigando camarotes, arquibancadas, postos de saúde, postos policiais, além de toda uma infraestrutura especial montada pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Nos seis dias, como nos remete a própria marca da festa, “O coração do mundo bate aqui”, Salvador recebe gente de todo o estado da Bahia, do país e dos quatro cantos do mundo que se unem numa mesma emoção.
Em 2012, a folia baiana faz uma homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado e começa oficialmente no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), às 17h30, na Praça Municipal (Praça Thomé de Souza), onde o prefeito João Henrique entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, o agente comunitário Leandro França dos Santos (Léo Boy), acompanhado da rainha e princesas.


 Blocos do Carnaval de Salvador 2012

Cheiro de Amor
Seis anos sob o comando da musa Aline Rosa, o Bloco já está garantido para domingo e segunda no Circuito Dodô e terça no Circuito Osmar (14h e 15h).

Balada
Moderno e equipado com o melhor em tecnologia de som, o Balada, conta mais uma vez com o Trio Elétrico Alucinante sendo comandado por Tuca Fernandes no domingo e na terça do Dodô (15h30) e segunda no Osmar (16h30).

Camaleão
Conhecido como o Trio mais bem montado do Carnaval de Salvador, conta com a presença sempre ilustre do Chiclete com Banana e, como sempre se prepara para fazer história. Desfila domingo e segunda no Osmar (15h) e terça no Dodô.

Cerveja e Cia
Desfila só no Circuito Osmar, mas promete a estrela de todos carnavais,Ivete Sangalo, na quinta e no sábado, além de uma segunda atração a ser confirmada para a sexta-feira.

Coco Bambu
Outro que só desfila no Osmar, quinta, sexta e sábado, com Asa de Águia no primeiro e último dia e Claudia Leitte no outro.

Coruja
Famoso em todo Carnaval de Salvador, ainda mais por desfilar com o poderoso Trio Elétrico Demolidor 3, ainda conta com desfiles segunda no Osmar e domingo e terça no Dodô, todos carregados pela espetacular Ivete Sangalo, como já vez fazendo há um década.

Crocodilo
Conhecido por ser um dos blocos mais animados do carnaval, levanta os foliões do chão de domingo à terça n Osmar e ainda tem o privilégio de contar com a rainha do carnaval baiano, Daniela Mercury.

Eu Vou!
Se apresentando no Osmar na segunda (17h30) e no Dodô no sábado (20h), como sempre promete ser um dos mais explosivos blocos do Carnaval, com toda experiência de Tuca Fernandes do sábado e a juventude de Tomate no outro dia.

Eva
Já há nove anos com Saulo Fernandes à frente do Trio, faz a festa no domingo e na segunda no circuito Dodô, mas ainda promete um desfile extra na terça-feira sem cordas e abada, para todos que quiserem curtir o Carnaval de Salvador 2012.

Me Abraça
Mesmo ainda esperando uma confirmação de data, horário e Circuito, o bloco já tem certeza que sempre que junta Durval Lellys e o Asa de Águia a festa é garantida.

Me Ama
Também ainda não confirmou nada, assim como conta apenas com a participação de Durval Lellys já programada.

Nana Banana
De quinta a sábado no Circuito Osmar, esse bloco que por muito tempo apareceu como uma alternativa ao Camaleão, hoje se ascendeu e se tornou como um irmão de folia, com Timbalada abrindo o primeiro dia e Chiclete com Banana nos últimos dois.

Nu Outro
Cheio de sucessos e atrações, desfila no Osmar puxado na quinta e no sábado pela Banda Eva (20h30 e 14h) e na sexta por Alexandre Peixe.

Papa
Mesmo já tendo confirmado apresentação domingo, segunda e terça com Claudia Leitte no alto do trio elétrico, ainda não sabe em qual circuito fará a festa.

Inter
Faz a festa de domingo a terça, levando para o Circuito Dodô toda tradição de um dos blocos mais respeitados do Carnaval de Salvador, dessa vez comandado pela energia do cantor Tomate.

Timbalada
E falando em tradição, poucos a tem como esse Bloco que nasceu com Carlinhos Brown e seus 400 percussionistas e hoje leva todo esse peso para o trio elétrico com 16 músicos, mas a mesma energia do começo de tudo. Desfila na sexta e no sábado (ás 15h e 17h30, respectivamente) no Circuito Osmar.

Voa Voa
Encerrando o Carnaval de Salvador 2012, o Bloco é mais um irmão do Camaleão, contando com toda sua estrutura física além da presença do Chiclete com Banana.

Share this:

JOIN CONVERSATION

6 comentários:

  1. Olaa pelo visto Salvador vai estar hyper animado heim hsaihsuiahsa
    Bjoks lindaa

    http://stupedodesejo.blogspot.com/2012/02/os-cilios-tambem-merecem-atencao.html

    ResponderExcluir
  2. Oii, Salvador vai estar bem animado... Feliz Carnaval

    Bjuss

    www.mundodajulia13.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. UU.. carnaval da bahia, só animação! rsrs =)

    Beijos,
    http://girafadepatins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Como eu gostaria de passar o carnaval em salvador!! A animação contagia!!

    beijos!

    Rita Elis

    http://currentbeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Odeio carnaval, odeio axé, odeio samba...Sou brasileira? HUASUHUHASUHAHU preferia uns trio elétrico com bandas de rock \w/ HUASUHSAUHASUHASHU
    Mas o trem deve estar animado em Salvador ein? E para quem gosta é um prato cheio!

    Beijos e te espero no By Mirror! http://bymirror.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ahh me faz chorar mesmo! Era para eu estar lá, agora correndo atrás do trio. Minha irmã mora em Camaçari, e infelizmente engravidou fora do previsto oque atrapalhou toda planejamento de passar o carna em Salvador! Mais só de ver pela tv agente anima!

    ResponderExcluir

- olá meus amores,
deixe seu comentário abaixo.